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Musicoterapia Social

O Curso de Pós-Graduação em Musicoterapia Social desenvolve conhecimentos para o trabalho com a complexidade das relações humanas, um desafio cada vez maior nos dias atuais. Em um momento em que se cultua o individualismo, o egocentrismo, próprio do “parecer” e não do “ser”, busca-se a reflexão e o entendimento do papel do outro na vida humana. Somos seres sociais por definição! Os conteúdos abordam evidências científicas, técnicas, recursos, abordagens e a prática clínica embasada no Campo Social, buscando o entendimento da figura humana, com aportes da Antropologia, da representação da música na sociedade, do entendimento de grupos e suas funções, a cultura como elemento integrador e massificador, dentre outros aspectos, que possibilitam ao musicoterapeuta uma compreensão dimensional de sua prática, ultrapassando as interpretações singulares da clínica.


SOBRE O CURSO

O Curso de Pós-Graduação em Musicoterapia Social desenvolve conhecimentos para o trabalho com a complexidade das relações humanas, um desafio cada vez maior nos dias atuais. Em um momento em que se cultua o individualismo, o egocentrismo, próprio do “parecer” e não do “ser”, busca-se a reflexão e o entendimento do papel do outro na vida humana. Somos seres sociais por definição! Os conteúdos abordam evidências científicas, técnicas, recursos, abordagens e a prática clínica embasada no Campo Social, buscando o entendimento da figura humana, com aportes da Antropologia, da representação da música na sociedade, do entendimento de grupos e suas funções, a cultura como elemento integrador e massificador, dentre outros aspectos, que possibilitam ao musicoterapeuta uma compreensão dimensional de sua prática, ultrapassando as interpretações singulares da clínica.


DIFERENCIAIS

  • Professores referenciais e com atuação no mercado de trabalho;
  • Aulas síncronas;
  • Estrutura curricular exclusiva;
  • Material selecionado;
  • Coordenação com musicoterapeuta para suporte técnico pedagógico do curso;
  • Suporte via WhatsApp.

GRADE CURRICULAR



Disciplina

C.H

1. Psicologia Social e Musicoterapia Social: aspectos relevantes na construção teórico-prática

40

2. Teorias de Grupo

20

3.  Musicoterapia: Corporalidade Sonora, Instrumentos e Imaginário Social

20

4. Aspectos Sócio Antropológicos

40

5. Cultura e Processo de Subjetivação

40

6. Família, Comunidade e Sociedade

40

7. Fundamentos da Musicoterapia

40

8. Inclusão e Exclusão Social

40

9. Estratégia e criatividade na administração de projetos sociais

40

10. Processos Psicossociais

40

11. Musicoterapia Social e Comunitária

40

12. Realidades sociais brasileiras e globais

40

13. Musicoterapia social com crianças e adolescentes

10

14. Musicoterapia Social e o trabalho com as minorias I

- Negros

10

15. Musicoterapia Social e o trabalho com as minorias II

- LGBTQIAP+ 

10

16. Musicoterapia Social e o trabalho com as minorias III

- Indígenas

10

17. Musicoterapia Social e o trabalho com as minorias IV

- Mulheres

10

18. Musicoterapia Social e o trabalho com as minorias V

- PCDs

10

19. Musicoterapia Social e o trabalho com as minorias VI

- Pessoas idosas e população de baixa renda

20

20. Direitos Humanos

40

21. Musicoterapia nas Políticas Públicas Sociais: SUAS

40

Total:

600h

PARA QUEM É DESTINADO?

Musicoterapeutas
THIAGO PAULUK

THIAGO PAULUK

Especialização

Musicoterapeuta graduado pela Unespar - 2011. Aprimoramento em Abordagem Plurimodal em Musicoterapia pelo Programa ADIM/Argentina - 2010/11. Especialista em Neuropsicopedagogia e Análise do Comportamento Aplicada -ABA. Docente, orientador e supervisor de estágios em Musicoterapia. Musicoterapeuta Social concursado da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, desde 2013, atualmente trabalhando com grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e PAIF nos CRAS / Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa. 

 LILIAN ENGELMANN

LILIAN ENGELMANN

Mestrado

Musicoterapeuta Clinica ( 1993-2024), mestre em Comunicação e Semiótica - Linguagens Sonoras PUC-SP. Prof de musicoterapia. Coordenadora do GT27 ( regulamentação da musicoterapia)..

MAURO PEREIRA AMOROSO ANASTÁCIO JUNIOR

MAURO PEREIRA AMOROSO ANASTÁCIO JUNIOR

Mestre

Musicoterapeuta pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (2014), Doutorando em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Ciências pelo programa de Gerontologia da Universidade de São Paulo (2019), Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Docente de pós-graduação nas áreas de Musicoterapia e Gerontologia. Organizador e autor na obra "Musicoterapia e gerontologia - teoria e prática" pela editora Alínea, Campinas.

DURAÇÃO

15 meses
Musicoterapia Social

Sua Média: | Mínimo para aprovação:
A Psicologia Social como campo de conhecimento, permite entender e desenvolver o conhecimento acerca da relação do indivíduo com a sociedade, fundamentando seus aspectos científicos e teóricos, permitindo a compreensão e reflexão sobre a Musicoterapia Social como eixo de ação prática do Musicoterapeuta, possibilitando entender seus benefícios e articulações com outras teorias sociais como fundamentos para a prática
  • 0. Aula 0
  • Em breve será disponibilizado.
  • 1. Tema 1
  • Em breve será disponibilizado.
  • 2. Tema 2
  • Em breve será disponibilizado.
  • 3. Tema 3
  • Em breve será disponibilizado.

Sua Média: | Mínimo para aprovação:
A construção do entendimento que o indivíduo é composto por seus relacionamentos, ou seja, pelas relações que ele tem desde antes de nascer e que se somam a todas as que ele realiza ao longo de sua existência. Compreender a dinâmica que envolve o trabalho em grupos. Reflexão sobre as diferentes abordagens e teorias que envolvem os trabalhos em grupo, inclusive para compreender os processos de massificação e controle.
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  • Em breve será disponibilizado.

Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Compreender os aspectos filosóficos, teóricos e científicos que estruturam as maneiras do ser humano se relacionar em sociedade por meio da leitura clínica-social em Musicoterapia.
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  • Em breve será disponibilizado.

Sua Média: | Mínimo para aprovação:
A antropologia pode ser vista como uma chave para a compreensão do homem, uma vez que se detém sobre as relações culturais, sociais e políticas que os homens estabelecem entre si e possibilitam um alargamento do discurso, bem como do olhar, fornecendo instrumentais teóricos para que o aluno analise com maior discernimento a realidade social.
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  • Em breve será disponibilizado.

Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Dentre os fazeres sociais, culturais e políticos, compreender os processos de subjetivação política e que lugares identitários podem ser tensionados, perturbando assim as formas de pensabilidade, audibilidade e visibilidade operantes nos cotidianos com os quais o Musicoterapeuta atua. Apresentar a possibilidade da criação artística no processo de alargamento das possibilidades de ser, pensar e agir.
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Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Refletir o papel da música como analogia, metáfora e como modo expressivo-receptivo. Entender a percepção filosófica da música: na construção das sociedades, nas relações de poder, sendo a própria música na sociedade um elemento de vigilância e punição.
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  • Em breve será disponibilizado.

Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Os conceitos de inclusão e exclusão social, no contexto atual, delimitam ações e fazeres nos campos de prática do Musicoterapeuta Social. Refletir para identificar os fatores críticos que assumem um papel crucial na sociedade atual e avaliar a tendência da evolução das políticas sociais para combater os problemas emergentes que conduzem à exclusão social dos grupos mais vulneráveis.
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Sua Média: | Mínimo para aprovação:
O desenvolvimento de um projeto social em Musicoterapia passa por diversas esferas para se consolidar. A concepção de tais projetos passa pelos campos estratégicos e criativos, e é o que essa disciplina irá fomentar para o engajamento da Musicoterapia nos processos coletivos de prática no campo social.
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  • Em breve será disponibilizado.

Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Os processos psicossociais interferem na formação dos sujeitos, constituindo não só valores, mas sistemas de orientação para a vida, os quais atuam, dentre outros, na forma de enfrentamento da doença, na realização e na manipulação das ações de saúde, inclusive a saúde coletiva, refletindo sobre os determinantes da produção social das doenças.
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Sua Média: | Mínimo para aprovação:
As intervenções musicoterapêuticas estão em constante processo de desenvolvimento e atualização. Musicoterapia social e comunitária foram denominações atribuídas a abordagens que se distinguiram de práticas convencionadas por modelos e métodos musicoterapêuticos tradicionais. Entender suas diferenças, potenciais e formas de prática fundamentam essa disciplina.
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Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Um problema social é definido por qualquer condição ou comportamento que traga consequências negativas para uma parcela da população, dificultando que atinjam pleno potencial. Da realidade social brasileira aos mecanismos de enfrentamento de outras realidades sociais, compreender estas ações permitirá ao profissional um olhar ampliado sobre as formas de ser e existir das sociedade e seu papel como profissional frente às demandas.
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PERGUNTAS

Não, as aulas online ao vivo acontecem remotamente. Há um horário fixo para que os alunos entrem na videoconferência, participando junto ao professor. É a modalidade mais próxima do ensino presencial.

As aulas ocorrem toda terça-feira. 

Das 19h às 22:30. 

Matrícula: R$ 250,00

24x de R$ 350,00, pagando em dia: R$ 297,50
18x de R$ 443,33, pagando em dia: R$ 376,83
12x de R$ 631,75, pagando em dia: R$ 536,98
06x de R$ 1.200,32, pagando em dia: R$ 1.020,27
01x de R$ 6.841,85, pagando em dia: R$ 5.815,57

Musicoterapia Social
INSCRIÇÃO

Opções disponíveis:
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+ Parcela 24x de R$350,00

Possui Certificado Sim

Carga HR 600h


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*Condição para pagamento à vista. Em caso de parcelamento podem ser aplicadas taxa de juros.